Leite orgânico é pasteurizado artesanalmente e não leva química

Já falamos por aqui sobre os prós e contras do leite na matéria “Nem a lactose, nem a caseína: o problema do leite pode ser a pasteurização”. Permanentemente no centro de muitas controvérsias, a verdade é que o leite, fazendo mal ou não, ainda faz parte da alimentação de muitas famílias. Levando em conta a tese de que é a pasteurização que acaba com todos os organismos vivos da bebida e, portanto, empobrece seu teor nutricional, o ideal seria que voltássemos a ver nas prateleiras dos mercados aqueles famosos saquinhos aprimorados com leite orgânico. Para quem não sabe, o leite em saquinho era “in natura”, não passava por processamento algum nem continha química de conservação, por isso durava tão pouco e tinha que ser fervido, mas seus produtores não tinham compromisso com o tratamento natural das vacas.

Como o mercado retirou de circulação a versão mais natural do leite, nos resta procurar produtos que mais se aproximam do saudoso leite de saquinho. O leite Timabaúba é um deles. Os produtores garantem que a bebida é 100% orgânica (a embalagem possui as certificações de produto orgânico) e contam que sua vacas são bem tratadas, não recebem nenhum tipo de medicamento, química e são tratadas de forma natural, em harmonia com o meio ambiente. A marca também ressalta que não usa química no processo de pasteurização da bebida, que é feita artesanalmente conservando melhor os lactobacilos.

A fazenda oferece o leite orgânico na forma integral e na desnatada

A fazenda oferece o leite orgânico na forma integral e na desnatada

Abaixo, os próprios produtores contam como se dá a produção dos laticínios. A matéria é de 2009 e na época eles distribuíam os produtos apenas para a região nordeste, onde fica a fazenda. Nota-se que o negócio vai bem, pois hoje já é possível encontrar o leite Timbaúba no Rio, o Sítio do Moinho é um dos distribuidores.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s