Enema de café: o que é, para o que serve e um depoimento pessoal

É possível que grande parte dos leitores desta matéria desconheça o tratamento sobre o qual este post vai falar. Vamos começar explicando a história. O clínico geral e médico de família, Jerry Walters afirma que o uso de soluções com água e café preparadas especialmente para lavagens intestinais começou na Primeira Guerra Mundial, para melhorar o estado de soldados doentes. Com o bom resultado os pesquisadores Meyer e o Martin Heubner, ambos médicos alemãs da Universidade de Goettingen, passaram a pesquisar o que é conhecido como enema de café. Durante a década de 1920 os dois analisaram o efeito da cafeína administrada em via retal em ratos. Eles concluíram que os enemas cafeinados estimularam os ductos biliares dos animais. A terapêutica se popularizou com o médico, especialista em câncer, Max Gerson, que incorporou um programa de desintoxicação utilizando enemas de café para tratamentos de pacientes com câncer, na década de 50.

cafe

Gerson descobriu com suas pesquisas, que enemas feitos de café desintoxicam e restauram o fígado. Resumidamente, o que acontece é que ao reter por 15 minutos a o café no intestino, há uma dilatação das vias biliares e, consequentemente, uma facilidade do organismo em excretar produtos tóxicos armazenados no fígado. O enema de café também faz uma espécie de diálise de toxinas do sangue através da parede do cólon. Ou seja, a terapêutica funciona como uma potente ferramenta de desintoxicação.

Nicholas Gonzalez, médico especialista em tratamentos naturais para o câncer, contou certa vez que se surpreendeu ao ver recomendações de enemas cafeinados nas primeiras edições do Manual Merck, um compêndio reverenciado de tratamentos ortodoxos. E foi o próprio editor do manual que mais tarde confirmou-lhe este dado. Na década de 80 o manual passou a ser reeditado sem o tratamento.

Um depoimento pessoal

A editora que vos fala nesta matéria já pôde se beneficiar dos efeitos do enema de café. Para facilitar, como a jornalista é a própria fonte, vamos quebrar o protocolo e passar esse texto para primeira pessoa.

Eu andava com muitas dores de cabeça, enjoo e consequente falta de apetite. Para minha sorte, minha consulta semestral com meu médico já estava marcada para um dia próximo do agravamento destes sintomas. Contei a ele o que sentia, e então ele me receitou enemas cafeínados para desintoxicar meu fígado. Algumas pessoas conhecidas já tinham feito uso da terapêutica e relataram melhoras, então não questionei. Fiz diariamente nos primeiros 10 dias e depois uma vez por semana como ele sugeriu.

Combinei com o tratamento uma dieta mais restrita, sem abrir muitas exceções: glúten zero, como já não consumo há 3 anos, almoço e jantar apenas em casa, com saladas, legumes, verdura sempre orgânicos. De proteína animal apenas ovos, queijo e peixe. Além de exercícios físicos.

No primeiro dia percebi a primeira melhora só de noite. Minha vista parecia desobstruída. Ao longo dos 10 dias sumiram as dores de cabeça, o enjoo e de quebra vieram várias outras melhoras que permanecem até hoje, como mais disposição, diminuição dos sintomas da TPM, melhor digestão, mais serenidade, e por aí vai…

De acordo com a medicina tradicional chinesa, fígado e raiva estão correlacionados. Ficou muito claro para mim que com o enema e a desintoxicação do fígado minha irritabilidade diminuiu 80%. A melhora foi imediata e permanece até agora. Outra coisa interessante foram os dias que antecedem o período menstrual. Geralmente sentia muitas dores de cabeça, cólicas e dores no corpo, além de irritabilidade. Entrar no ciclo menstrual para mim sempre foi difícil, parecia que todo mês eu adoecia. A primeira menstruação após os enemas foi incrivelmente indolor. Não senti absolutamente nada!

Não me surpreende o preconceito de algumas pessoas com a terapêutica. Mas seja com enemas, com dietas, jejuns programados, enfim, qualquer que seja sua escolha, me parece mais essencial do que nunca o uso de ferramentas para desintoxicar o organismo. Escolha a sua e pratique-a regularmente. Existem algumas contraindicações para o uso de enema de café, por isso se você se interessou pelo assunto, busque saber com seu médico as possibilidades para você.

Como é feito

Os enemas de café são preparados sempre com grãos orgânicos. O pó é fervido em água por 15 minutos, depois coado. Após ficar na temperatura do corpo, o líquido é administrado em bolsas específicas para o uso de enemas. Se você se interessou, não faça sozinho sem antes buscar mais detalhes com um especialista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s