Estudo na Espanha conclui que dieta mediterrânea diminui risco de infarto e AVC

Um estudo feito na Espanha e publicado no The New England Journal of Medicine concluiu que a famosa dieta mediterrânea pode diminuir os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Durante aproximadamente cinco anos, um grupo de pesquisadores monitoraram pessoas com alto risco cardiovascular, divididos em três grupos: um com uma dieta mediterrânea suplementada com azeite de oliva extra-virgem, outro com uma dieta mediterrânea rica em nozes e por fim um grupo apenas com uma dieta controlada em relação ao consumo de gordura. O resultado comprovou a capacidade que a dieta mediterrânea tem de proteger as artérias do coração.

dieta-mediterránea

Além das doenças cardiovasculares, a dieta mediterrânea também reduziu significativamente o risco de acidente vascular cerebral nos dois grupos que receberam a alimentação rica em azeite e nozes. A pesquisa foi financiada pelo governo espanhol.

Mas o que é a dieta mediterrânea? Como o próprio nome indica, consiste em hábitos alimentares comuns à população europeia que vive próximo ao mar do mediterrâneo. A dieta é composta basicamente pelo consumo moderado de álcool (principalmente do vinho), baixo consumo de carne vermelha e alto consumo de vegetais, frutas, nozes, legumes, peixes e azeite de oliva.

O estudo considerou que os alimentos presentes na dieta mediterrânica podem promover mudanças favoráveis em vias intermediárias de risco cardiometabólico, ou seja, contribuem para o bom funcionamento do organismo em processos que podem levar a um estado de adoecimento geral, como por exemplo os lipídios do sangue, sensibilidade à insulina, resistência à oxidação, inflamação e reatividade pulmonar.

No Brasil pode ser fácil seguir a dieta mediterrânea. O país possui peixe, verduras e legumes em abundância. Mas é preciso considerar sempre o consumo de produtos livre de agrotóxicos, para garantir que os alimentos estão provendo sua saúde e não o contrário.

Leia aqui a pesquisa completa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s